terça-feira, 3 de agosto de 2010

Conheça Heverson Castro, candidato à deputado estadual

Heverson dos Santos Castro, nasceu em Macapá, no dia 09 de outubro de 1986. Tem 23 anos, é filho adotivo, criado com seus avós, Benedito de Sousa Castro e Maria de Lourdes dos Santos Castro.

Heverson Castro mora em Santana desde os 06 meses de idade. Foi no segundo maior muncípio do estado que construiu e vem trilhando sua história. Sempre estudou em escola pública. Aos 14 anos iniciou sua militância política no movimento estudantil, ainda na sua primeira escola , Francisco Walcy.

Foi dirigente estudantil, Diretor da UMES (União Municipal dos Estudantes de Santana). Na época liderou diversas manifestações e mobilizações com o objetivo de conquistar o PASSE-LIVRE  para os estudantes santanenses, que hoje é realidadeatravés de Projeto de Lei.

Em 2004, com a vitória do PT para a prefeitura, foi convidado a assumir a tarefa de ser Assessor Especial de Juventude da PMS. Na época lutou para que esse espaço se tranformasse em Coordenadoria de Juventude.

Entre agosto de 2005 e 2006 foi Conselheiro do Orçamento Participativo, onde foi eleito pela maioria dos presentes no Congresso do Povo, Vice-Presidente deste importante instrumento de Participação Popular. Foi na gestão de Heverson à frente do OP que a juventude santananse conseguiu aprovar a construção da sede do Conselho Tutelar e da Casa da Juventude.

Heverson Castro foi membro do Diretório Municipal do PT, se destacando como principal liderança interna da Juventude do PT, questionando os rumos do governo municipal e travando uma importante disputa política interna que levou o PT à reconstruir a vitoriosa Frente com o PSB, PCdoB e outros partidos.

Em 2008 foi convidado para coordenador a campanha de Juventude da reeleição do governo municipal do PT em Santana. É um militante crítico da esquerda amapaense, tem se destacado nos debates políticos de construção da oposição em Santana, levando o PT a romper com o atual grupo de poder que governa o Amapá e a reconstruir a Frente Popular (PSB e PT) que tem Camilo Capiberibe como candidato ao governo.

Em 2010 junto com outros companheiros fundou o único jornal de oposição no estado, o CORREIO SANTANENSE. Através deste pequeno meio de comunicação fez várias denúncias dos atuais desmandos de nosssos governantes.

Entre as principais denúncias do Correio Santanense, estão o desvio de 200 milhões de reais da educação e o envolvimento do ex-presidente da AL, Lucas Barreto nos escândalos do senado, conhecido como Atos Secretos, que teve como pivô o senador Sarney.

Heverson Castro é um militante político engajado nas lutas sociais e na construção da oposição no Amapá. O candidato da Esquerda do PT. É reconhecido politicamente por suas posições coerentes com a trajetória socialista do partido que governa o Brasil. Por isso, quer ser deputado estadual, para o PT e o povo amapaense ter mais um instrumento de organização dos trabalhadores e do povo humilde.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Conheça Camilo Capiberibe o candidato ao governo do Amapá da Frente Popular

Agora é Camilo 40, pra governar o Amapá

Camilo Capiberibe, 38 anos de idade. Nasceu em 23 de maio de 1972, em Santiago, no Chile onde seus pais estavam exilados da ditadura militar imposta no Brasil. É bacharel em direito pela PUC de Campinas e estudou ciências políticas na Universidade de Montreal no Canadá. Casado com Cláudia Camargo Capiberibe e pai de dois filhos Cloé Camargo Capiberibe 07 anos e João Camargo Capiberibe, 02. É deputado estadual pelo PSB e na Assembléia Legislativa preside pelo segundo biênio consecutivo a Comissão de Direitos Humanos. É filiado ao PSB desde 1998.

Iniciou sua militância no movimento estudantil. Elegeu-se secretário geral do grêmio do GM em 1987. Aos 17 anos foi estudar na cidade paulista de Campinas. Em 1996 foi eleito presidente do Centro Acadêmico do curso de Direito e no ano seguinte elegeu-se dirigente do Diretório Central dos Estudantes da mesma universidade.

Em 2006 foi eleito deputado estadual pelo PSB e na Assembléia Legislativa, Camilo Capiberibe é conhecido pelo seu poder de articulação. Conseguiu ser eleito presidente da Comissão de Direitos Humanos, uma das mais importantes da AL, mesmo sendo da oposição, minoritária numéricamente naquela casa.

Na comissão promoveu várias audiências públicas tratando de questões sociais e realizou muitas inspeções para denunciar graves violações aos direitos humanos no Amapá. É autor de dez leis que vigoram em nosso estado, dentre as quais, a que cria o programa de Crédito para a Juventude, a que estabelece o financiamento da universidade Estadual e a que concede isenção fiscal aos mototaxistas e motoboys na compra de motos novas. Essas três foram promulgadas contra a vontade do governador que viu seus vetos derrubados na Assembléia.

Com base em sua formação acadêmica e experiência política, Camilo está definitivamente preparado para disputar o cargo de governador do Amapá.